Lição 2 - O novo nascimento - EBD CPAD 2025 2º Trimestre

A Bíblia denomina como Novo Nascimento a obra de Regeneração produzida pelo Espírito Santo. A conversa entre Jesus e Nicodemos, um doutor da Lei, revela um dos textos bíblicos mais relevantes para a explicação da Doutrina Bíblica da Regeneração. Essa obra pode ser também designada como "transformação de vida de dentro para fora", "nascimento espiritual" ou "recriação interior da vida espiritual de uma pessoa". Essas e outras sentenças estão presentes no estudo intitulado de "Regeneração: Nascimento e Renovação Espiritual", que se encontra na Bíblia de Estudo Pentecostal Edição Global.


TEXTO ÁUREO
“Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino
de Deus.” (Jo 3.3)

 

VERDADE PRÁTICA
O Novo Nascimento é o modo bíblico de transformação radical da natureza do pecador.
 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
João 3.1-9,16 

1 - E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
- Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3 - Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.
- Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?
- Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
- O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
- Não te maravilhes de ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
- O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
- Nicodemos respondeu e disse-lhe: Como pode ser isso?
16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
 

INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos uma das mais significativas obras do Espírito Santo: a Regeneração. Com base no diálogo entre Jesus e Nicodemos, analisaremos a realidade do Novo Nascimento, percebendo a Regeneração como uma ação única de Deus por meio do Espírito. Adicionalmente, destacaremos a importância dessa extraordinária obra na vida do pecador e os meios que Deus disponibiliza para que possamos vivenciar a experiência da Regeneração.
 

I – JESUS E NICODEMOS
 
1. Quem era Nicodemos? O contexto de João 3 revela que Jesus já era uma figura conhecida em Jerusalém. Devido ao milagre que realizou, ao transformar água em vinho, a sua fama espalhou-se entre o povo, especialmente entre os líderes religiosos do Templo de Jerusalém (Jo 2.2-25). Foi nesse cenário que Jesus despertou o interesse de um mestre israelita chamado Nicodemos (Jo 3.1), um sábio judeu de grande prestígio tanto entre o povo como entre os seus colegas fariseus. Assim, Nicodemos procurou Jesus durante a noite para questioná-lo sobre seus ensinamentos (Jo 3.2).
 
2. O reconhecimento de Nicodemos sobre Jesus como Mestre. O versículo 2 indica que Nicodemos percebeu a autoridade que o Pai concedeu a Jesus, chamando-o de “rabi” (Jo 3.2). Neste contexto, nota-se que não existia hostilidade nas palavras de Nicodemos para com Jesus, mas sim um genuíno interesse em compreender o “ensino novo” apresentado pelo nosso Senhor. Este interesse também decorre do reconhecimento de Nicodemos em relação aos milagres realizados por Jesus, que demonstram que nosso Senhor era mais do que um simples mestre; era um enviado de Deus.
 
3. O diálogo entre Jesus e Nicodemos. A partir do versículo 3, a afirmação de Jesus sobre o conceito de “nascer de novo” e “nascer da água e do Espírito” para poder ver o Reino de Deus deixou Nicodemos perplexo (Jo 3.3,5,6). As palavras “água” e “Espírito” aparecem frequentemente ao longo do Evangelho de João, transmitindo a ideia de elementos fundamentais para a nossa admissão no Reino Celestial. Desta forma, a referência à “água” e ao “Espírito” recorda-nos a mensagem de João Batista sobre o arrependimento dos pecados e uma nova forma de viver (Jo 3.31Mt 3.10-12).
 
SINOPSE I
A conversa entre Jesus e Nicodemos demonstra a procura genuína pela verdade de um líder judaico.
 

II – O NOVO NASCIMENTO: A OBRA DE REGENERAÇÃO
 
1. O Novo Nascimento. A palavra “regeneração” tem origem no termo grego palingenesia, que significa literalmente “voltar a ser gerado novamente”. Assim, a Regeneração é um conceito utilizado na Teologia, especialmente na Soteriologia (Doutrina da Salvação), para descrever o ato divino de transformação interior do pecador. A expressão “Novo Nascimento” está vinculada à doutrina bíblica da Regeneração, referindo-se a uma mudança realizada pela graça, quando o pecador, que possui uma natureza carnal, corrompida e caída em pecado, passa a ter uma nova natureza, agora purificada e espiritualmente restaurada (Tg 1.18,21). Jesus abordou este tema quando falou a Nicodemos: “aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3.3).
 
2. A Regeneração como obra exclusiva de Deus. A Regeneração é um ato que Deus realiza na vida do pecador, levando-o a uma mudança radical do seu coração e provocando uma transformação profunda da sua vida interior. Este processo acontece quando o pecador reconhece os seus erros e a necessidade de um Salvador. Neste contexto, Deus efetua essa obra regeneradora através do Espírito Santo, que concede nova vida ao pecador. Por esta razão, a regeneração é uma ação puramente divina. Na Epístola de Tiago, encontramos a seguinte afirmação: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto”; “segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade” (Tg 1.17,18).
 
3. A necessidade da Regeneração do pecador. A Bíblia ensina que o ser humano é pecador. Em uma de suas cartas, o apóstolo Paulo destaca a pecaminosidade do ser humano em razão da queda dos nossos primeiros pais: “todos pecaram” (Rm 5.12). Assim, surge a necessidade de cada indivíduo passar pela experiência da Regeneração (Rm 5.19). Esta magnífica obra foi confirmada pelo Senhor Jesus durante sua morte sacrificial (Fp 2.8). Na Cruz, Ele conquistou a oportunidade de vivermos uma nova vida (1 Pe 3.18). Portanto, devido à nossa natureza pecaminosa e ao que Jesus realizou na Cruz, a ação regeneradora do Espírito Santo é essencial para todos os seres humanos.
 
SINOPSE II
O ser humano é, por natureza, um pecador. Por isso, a obra de regeneração é uma ação exclusiva de Deus.


 III - OS MEIOS DA OBRA REGENERADORA

1. A operação do Espírito Santo. O conceito de “nascer da água” refere-se, de forma metafórica, à ação purificadora do Espírito. Embora muitos interpretem a “água” no Evangelho de João como uma alusão ao batismo cristão, a regeneração que se produz não é algo físico ou material, mas sim uma transformação interior que apenas o Espírito Santo pode realizar. Nesse sentido, o “nascer da água” simboliza a obra purificadora do Espírito, referindo-se àqueles que são “nascidos do Espírito” (Jo 3.5,8). De certa forma, o modo como se manifesta a Regeneração na vida do salvo possui um caráter misterioso. No entanto, é inegável que aqueles que vivenciam essa experiência recebem, mediante a ação do Espírito, uma nova vida em Cristo e a “lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” (Tt 3.5).

2. A Palavra de Deus. A Palavra de Deus tem poder regenerador na vida do pecador, conforme podemos ler na Epístola do apóstolo Pedro: “sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre” (1 Pe 1.23). Semelhante, em Tiago lemos que pela sua vontade, Deus nos “gerou pela palavra da verdade” (Tg 1.18). Portanto, o Novo Testamento apresenta com clareza o caráter regenerador da Palavra de Deus. Por isso ela é tão poderosa, viva e eficaz, pois alcança o lugar mais profundo do pecador que mensagem humana alguma tem poder de alcançar (Hb 4.12). Ela é a semente de que o Espírito Santo se serve para gerar uma “nova criatura”.
 
3. A Vontade soberana de Deus. A Palavra de Deus ensina que é intenção divina que todos os seres humanos alcancem a salvação e cheguem ao conhecimento da verdade (1 Tm 2.3,4). O plano de salvação de Deus revela a sua vontade perfeita, desejando que ninguém seja condenado eternamente, como é mencionado na Epístola de Pedro (2 Pe 3.9). No entanto, segundo a sua vontade permissiva, as pessoas têm a liberdade de fazer escolhas, decidindo se buscam ou não o perdão divino e, por consequência, a vida eterna (Lc 7.30At 7.51). Logo, o ser humano não pode escapar da sua tomada de decisão.
 
SINOPSE III
A ação do Espírito, a Palavra de Deus e a vontade soberana divina são os instrumentos através dos quais Deus atua na regeneração do pecador.
 

CONCLUSÃO
A obra de Regeneração do Espírito Santo possibilita ao pecador a participação na natureza divina (Gl 4.7). Este recebe pleno acesso ao Reino de Deus, bem como a sua filiação divina “aos que creem no seu nome” (Jo 1.12). Dessa forma, assim que o pecador se arrepende e aceita o Evangelho, o Espírito Santo começa a residir nele e realiza a obra de Regeneração, capacitando-o para enfrentar a sua velha natureza e garantindo que ele alcance a vitória total em Cristo Jesus. 

Revista:
E o Verbo se Fez Carne
Jesus sob o Olhar do Apóstolo do Amor
CPAD - Lições Bíblicas 2º Trimestre 2025 - Adultos


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